Bancários

Sindicato de Maringá e Região

CONTEC
18° MIN 31° MÁX MARINGÁ
Seu Banco:


23/11/2017

Esperamos você, bancário, na comemoração dos 60 anos do nosso Sindicato!

Para marcar seus 60 anos de história, o Sindicato realizará nos dias 25 (sábado) e 26 (domingo) de novembro uma grande festa para os bancários, na Sede Campestre. Será servida costela ao fogo de chão nos dois dias.


“Por ser uma data muito importante, em que nosso Sindicato completará seis décadas de lutas em favor da categoria bancária, queremos comemorar com todos os bancários. Por isso, realizaremos as comemorações no sábado e no domingo. O bancário terá a opção de escolher entre um dos dois dias. Com isso, conseguiremos reunir todos os bancários, parte no primeiro dia e parte no segundo”, aponta o presidente Claudecir de Souza.


O presidente adianta, no entanto, que os convites são limitados, devido a capacidade do salão de festas. Por isso, os bancários devem adquirir o quanto antes o seu convite junto aos diretores do Sindicato. A festa é extensiva também aos dependentes legais. O custo é de R$ 20 por pessoa.

 

HISTÓRIA DE LUTAS

A festa é para comemorar a história do Sindicato, marcada pela defesa intransigente do trabalhador bancário. “Historicamente o movimento sindical sempre foi combatido, tanto pelo Estado quanto pelos detentores do capital. Em alguns momentos com mais intensidade, em outros menos. Mas, de uma coisa é certa, cada avanço é forjado na base da luta, da pressão, do enfrentamento, do sacrifício. Temos inclusive inúmeros exemplos de verdadeiros heróis que deram a sua vida em favor da causa”, comenta Claudecir de Souza.


Logo no início de sua constituição, o Sindicato já enfrentou os anos de chumbo que se abateram sobre o país a partir de 1964. Foram 20 anos de perseguição, prisões, até passar pela intervenção militar imposto a esta entidade.


Já com a redemocratização do país a situação amenizou, em partes, na questão da perseguição política, mas a pressão continuou violenta, tanto por parte do Estado quanto dos meios privados. E assim foi ao longo dos anos de 1980, 1990, 2000, até os dias atuais.


“E hoje, sem sombra de dúvidas podemos afirmar que vivemos um dos piores momentos da luta dos trabalhadores. A tentativa de reduzir direitos é travada diariamente. Os patrões estão totalmente articulados com os poderes constituídos, principalmente o Congresso Nacional, imbuídos desse propósito. Por isso, este é momento de comemorarmos nossa história vitoriosa, mas sem esquecer que não podemos baixar a guarda jamais. Precisamos continuar mantendo nosso sindicato sempre forte, atuante e contando com o forte apoio que sempre teve junto a categoria bancária”, finaliza. 



COMPARTILHAR:






Travessa Guilherme de Almeida, 36 - 1º andar
Centro - CEP 87013-150 - Maringá/PR

Fone (044) 3227-2955 - Fax (044) 3031-2965

2015 - Sindicato dos Bancários de Maringá e região - Todos os direitos reservados.