Bancários

Sindicato de Maringá e Região

CONTEC
14° MIN 26° MÁX MARINGÁ
Seu Banco:


08/05/2018

Bancários do Sul discutem campanha salarial e reivindicam aumento real de 5%, mais INPC


 

Dirigentes sindicais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram do Encontro Interestadual do Sul dos Bancários e Securitários, realizado no último dia 3, em Curitiba. O evento foi preparatório para o 46º Encontro Nacional dos Bancários e Securitários de Planejamento da Campanha Salarial 2018/2019, que será realizado dias 25, 26 e 27 de maio, em São Paulo, pela Contec (Confederação Nacional dos Bancários).

De Maringá, estão presentes vários diretores do Sindicato, representando os três segmentos: bancos privados, Caixa e Banco do Brasil. São eles: Claudecir de Souza, presidente, Carlos Roberto Rodrigues, vice-presidentes e os diretores César, Carlos, Ricardo, Edson Mosca, Israel e Odilon.

 

A solenidade de abertura foi prestigiada pelo secretário de Estado do Trabalho do Paraná, Paulo Rossi, pelo presidente da Federação dos Comerciários do Paraná, Vicente da Silva, pelo presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina, João Barbosa, pelo representante da Delegacia da Contec no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos dos Santos Barbosa, Iara Freire representando a UGT e pelo presidente da Federação dos Bancários do Paraná, Gladir Basso.

 

Mesas temáticas

No período da tarde, foram discutidas as minutas de reivindicações dos bancos privados (Fenaban), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. As mesas temáticas foram supervisionadas por Jucemar Jorge Patrício (bancos privados), Carlos Roberto Rodrigues e Valfrido Antonio Oliveira (Caixa) e João Haroldo Ruiz Martins e Luiz Francisco Cardozo (Banco do Brasil). A coordenação esteve a cargo de Gladir Basso.

De acordo com Gladir Basso, que preside também o Sindicato de Cascavel e Região, além de palestras sobre temas importantes, o Encontro do Sul discutiu as principais reivindicações da categoria para este ano, com destaque para o aumento real de salários de 5% mais INPC do período de setembro/2017 a agosto/2018.

 “Agora, essas propostas dos estados do Sul serão encaminhadas para o Encontro Nacional, para serem debatidas e incluídas na minuta nacional, documento que será entregue à entidade patronal (Fenaban) visando a campanha salarial 2018/2019”, explicou Gladir Basso.

Além do ganho real e do reajuste salarial, o Encontro do Sul discutiu e definiu outras reivindicações para este ano, conforme segue:

- Contratação de mais bancários para atender a demanda de serviços e evitar a extrapolação da jornada de trabalho;

- Que as homologações das rescisões de trabalho voltem a ser realizadas nos sindicatos, já que alguns bancos, entre eles o Santander, Itaú e Banco do Brasil, vêm realizando essas homologações em suas agências, brecha essa aberta pela reforma trabalhista;

- Maior participação na PLR;

- Fim das metas abusivas e do assédio moral;

- Fim das terceirizações;

- Melhoria da segurança nas agências;

- Melhoria no ambiente de trabalho para prevenir e combater as doenças ocupacionais.

O calendário definido pela Contec prevê que a pauta de reivindicações será entregue à Fenaban até o dia 12 de junho.

                                 

                                 

                                 

                                 

                                 

                                 



COMPARTILHAR:






Travessa Guilherme de Almeida, 36 - 1º andar
Centro - CEP 87013-150 - Maringá/PR

Fone (044) 3227-2955 - Fax (044) 3031-2965

2015 - Sindicato dos Bancários de Maringá e região - Todos os direitos reservados.