Os representantes da Comissão Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal/Contec, sob a coordenação…
24 de fevereiro, dia de comemorarmos uma grande conquista das mulheres, o direito ao voto no Brasil

No dia 24 de fevereiro, é comemorada a conquista do direito ao voto por parte das mulheres no Brasil. A demanda de mulheres pelo direito de votar e de serem eleitas ganhou corpo no início do século XX, a partir do movimento sufragista brasileiro. Mas o exercício de direitos políticos só seria estendido às mulheres em 1932, quando o novo código eleitoral do país entrou em vigor, em pleno governo provisório do ex-presidente Getúlio Vargas. Dois anos depois, em 1934, o voto feminino passa a ser previsto pela Constituição.
A conquista desse direito também foi impulsionada por várias pioneiras, como a professora Celina Guimarães Viana, que pôde, por meio de um requerimento, votar em 1927 e se tornou a primeira eleitora do país. Outro nome é o de Leolinda de Figueiredo Daltro, uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino, criado em 1910. A zoóloga paulista Bertha Lutz, uma das criadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, é apontada como uma das maiores líderes na luta pelos direitos políticos das mulheres.
90 ANOS DEPOIS
Hoje, 90 anos após a conquista desse importante direito, é preciso reconhecer que ocorreram inúmeras vitórias rumo à igualdade de gênero. Avanços inimagináveis se compararmos com a situação das mulheres nos anos de 1930 do século passado.
No entanto, não podemos nos esquecer que ainda estamos distantes de uma igualdade plena. Por isso, a luta deve ser permanente, não somente das mulheres, mas de todos.
This Post Has 0 Comments