Na tarde desta quinta-feira (03/07), representantes da CONTEC reuniram-se com a CAIXA para conhecer em…
Sindicato participa de café da manhã na Agencia da Caixa de Mandaguari com o tema Conscientização sobre o autismo

A Agência da Caixa de Mandaguari realizou, na sexta-feira (07/02), um café da manhã em suas dependências para debater a conscientização sobre o autismo. O evento contou com a participação da Associação de Familiares e Autistas de Mandaguari (AFAM), através de Josiane Pires Viana, que abordou a importância da inclusão no ambiente de trabalho.
A agência da Caixa em Mandaguari se destacou ao adaptar um espaço especial para uma bancária portadora do Transtorno do Espectro Autista, atendendo reivindicação do Sindicato e demonstrando sensibilidade e compromisso com a acessibilidade. O encontro foi ainda mais significativo porque a unidade conta com duas mães de crianças autistas. uma delas a colaboradora portadora do TEA.
O vice-presidente do Sindicato, Carlos Roberto Rodrigues, representou a entidade sindical e destacou a relevância da iniciativa. “Nosso papel vai além da luta por melhores salários e direitos. Também buscamos garantir condições adequadas de trabalho e bem-estar. O autismo é uma pauta fundamental, que exige informação e sensibilização para que possamos promover um ambiente verdadeiramente inclusivo.”
Cuidados que as empresas devem ter com trabalhadores autistas
Para garantir um ambiente profissional mais inclusivo e acolhedor para pessoas autistas, as empresas devem adotar algumas medidas essenciais:
✅ Ambiente adaptado – Criar espaços tranquilos, com menos estímulos sensoriais e barulhos excessivos.
✅ Comunicação clara – Evitar ambiguidades e instruções vagas, priorizando orientações objetivas.
✅ Flexibilidade – Permitir ajustes na jornada de trabalho, quando necessário, para atender às necessidades individuais.
✅ Treinamento de equipe – Capacitar gestores e colegas para que compreendam o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e saibam como interagir de forma respeitosa e eficaz.
✅ Apoio e acolhimento – Garantir que o trabalhador tenha suporte, seja por meio de programas internos ou parcerias com instituições especializadas.
O Sindicato segue atento e atuante para que cada bancário e bancária tenha um ambiente de trabalho digno, respeitoso e acessível. Seguimos na luta por mais inclusão e direitos para todos!
This Post Has 0 Comments