Skip to content

BB: alterações no PDG gera descontentamento geral

Em audioconferência realizada no dia 3 de fevereiro, o Banco do Brasil comunicou ao movimento sindical as alterações provocadas nas carreiras, remunerações, premiações e avaliações de desempenho, informadas também nesta data aos seus funcionários.

Nesse sentido, noticiou a ampliação do PDG (Programa de Desempenho Gratificado) para todos os funcionários.

Informou que a partir do segundo semestre deste ano, a premiação hoje restrita aos funcionários lotados nas redes de atendimento será ampliada a todos os funcionários lotados no BB, que passarão a fazer parte do público-alvo do PDG. Destacou ainda que a premiação passará de 30% para 40% dos funcionários.

 

O BB acrescentou ainda que a premiação dos funcionários lotados na rede passa de 1,5 VR por ano para 2 VR por semestre, esclarecendo que 5% dos funcionários da rede receberão até 2 VRs, 10% receberão 1,5 do VR e 25% receberão 0,6 VR, enquanto 5% dos funcionários da sede receberão 1,5 do VR, 10% receberão 1 VR e 25% receberão 0,6 VR, registrando que as regras para os funcionários lotados na sede ainda serão divulgas e valerão para o segundo semestre deste ano.

 

O BB destacou que os recursos das premiações não serão originários da PLR e importarão em cerca de R$ 225 milhões por semestre.

 

AJUSTE NA REMUNERAÇÃO COM PRESERVAÇÃO DOS SALÁRIOS

O banco comunicou ainda que está promovendo ajustes da remuneração fixa de todos os funcionários para a média de mercado. Informou que nos casos em que as remunerações estão abaixo da média de mercado, serão imediatamente ajustadas ao valor de mercado e nos casos em que as remunerações estão acima da média de mercado, os valores serão ajustados para os futuros ocupantes das referidas vagas, permanecendo os atuais ocupantes a receber as diferenças entre as verbas atuais e a média de mercado como Verba Temporária Vinculada à Função/VTVF.

 

AJUSTES NO PLANO DE FUNÇÕES

 Carreira em Y

O Banco volta a adotar a carreira em Y, ou seja, ajusta o plano de funções, permitindo o crescimento nas carreiras técnicas.

Para tanto, o BB estará criando funções de assessor III nas Unidades Estratégicas e Táticas, bem como reformulando o Programa de Trainee nas Unidades Estratégicas, vinculando à função de assessor III das Unidades Estratégicas. Registrou ainda que serão criadas as funções de especialistas I, II e II nas Unidades Estratégicas, que terão posições correspondentes/similares a gerente executivo, gerente de soluções e gerente de equipe, respectivamente.

 

ASSESSORES DE TI

O banco comunicou ainda que está extinguindo as Funções Gratificadas, com a descontinuidade das funções de analistas de TI A, B e C e convertendo suas dotações para funções de confiança de Assessor I, II e II de TI, respectivamente, esclarecendo que as alterações não implicam em alteração de jornada.

Informou que as nomeações serão automáticas, mas os funcionários terão 90 dias para tomar posse nas funções de confiança, mediante formalização de “de acordo”, sob pena de ficarem em VCP, que durará 120 dias.

 

 

MUDANÇAS NA GDP

O BB explicou também que está implementando modelo de calibragem estatística, que será utilizado nos programas internos do banco.

Acrescentou ainda que está sendo criado comitê de avaliação que será incumbido de proceder ajustes de avaliações.

 

INFORMAÇÕES

Aos funcionários do Banco do Brasil, com chave funcional e senha, está disponível nas publicações na Intranet-BB e, na Internet, na URL: agn.bb.com.br (este último canal necessita cadastramento de senha para ambientes externos no aplicativo PESSOAL do SISBB).

 

CONCLUSÃO

A Confederação Nacional dos Empregados em Empresas de Crédito (Contec) avalia que o banco está implementando uma política de substituição dos salários fixos por renda variável, condicionada a alto desempenho e resultados excepcionais. Será preciso avaliar, com mais profundidade, os impactos das alterações realizadas pela empresa nas vidas e saúde dos funcionários.

Diretoria Executiva da CONTEC/Seeb Maringá

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top