Skip to content

Caixa libera antecipação do FGTS em até 3 parcelas. Saiba como aderir

 

Segundo a Caixa Econômica Federal é possível que o trabalhador antecipe em até três parcelas o seu fundo de garantia. Tal ação só será permitida para aqueles que optarem pela modalidade do saque-aniversário.

Frente às atuais conjunturas derivadas da pandemia da covid-19, muitos trabalhadores acabam por precisar de um dinheiro extra ao final do mês. Em razão disso, a Caixa abriu a possibilidade de antecipar até três parcelas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Vale lembrar que esta é uma modalidade opcional de saque do FGTS, na qual funciona de forma que o trabalhador tem acesso anualmente, sempre no mês de aniversário, a um percentual do saldo total presente no fundo. Sendo assim, a proposta da caixa permite que o beneficiário adiante as parcelas referentes aos 3 próximos anos, sendo vantajoso para aqueles que necessitam das quantias de forma mais imediata, e visto que, segundo o banco as taxas de juros do fundo são menores que as do mercado.

Cabe salientar, que aqueles que optam pelo saque-aniversário, automaticamente deixam de aderir à modalidade do saque-rescisão, ou seja, preferiram ter acesso a uma parte de seu FGTS anualmente ao invés de poder sacar o valor total em casos de demissão sem justa causa.

Valores do Saque-aniversário

Previamente, é necessário entender qual será o valor de cada parcela que o beneficiário terá direito. Como já foi dito, ao optar por essa modalidade de acesso ao FGTS, só é possível sacar um determinado percentual do valor total. Deste modo, a quantia que poderá ser retirada pelo trabalhador irá variar conforme o valor disponível no Fundo. Entenda melhor:

O saque aniversário, funciona de forma que, quanto maior for a quantia disponível fundo menos poderá ser sacado. Deste modo, a modalidade permite o percentual máximo de saque em até 50% do valor total para aqueles que possuem até R $500,00 na conta e o mínimo de 5% para quem possui acima de R $20.000.

Como funciona a antecipação do FGTS 

O crédito através da antecipação do saque-aniversário, se dá de forma que o trabalhador tenha a possibilidade de resgatar valores referentes ao acumulado de 3 anos da modalidade, de modo que o beneficiário possa optar por sacar a quantia mínima de R $2.000.

Ainda nesse sentido, antes de solicitar, o trabalhador precisa estar ciente das taxas de juros que serão cobradas sob o empréstimo disponibilizado. Em razão disso, entenda as condições do crédito.

  • Cobrança de juros de 0,99% ao mês;
  • Acumulado de juros por ano: 12,54%;
  • Valor mínimo de R$ 2.000 para o empréstimo;
  • É possível antecipar em até 3 anos.

Cabe salientar, que as taxas de juros cobradas pela Caixa, se enquadram dentre as mais baixas, no que se refere ao crédito pessoal. Além disso, o crédito é possível para aqueles que possuem o nome sujo junto ao SERASA ou SPC.

Como solicitar o crédito do Saque-aniversário?

Aqueles que desejam contratar o crédito do benefício e antecipar parcelas do saque-aniversário, podem solicitar de forma ‘online’ através do aplicativo do FGTS, ou pelo Internet Banking.

Desta forma, basta acessar o app ou o Internet Banking e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Vá em “linha de crédito”
  2. Informe o número de parcelas que se deseja antecipar com os respectivos valores;
  3. Realize uma simulação;
  4. Clique e “contratar”;
  5. Coloque a assinatura eletrônica;
  6. Feito isso, basta concluir o processo e guardar o comprovante.

Lembrando que para a contratação deste crédito, o beneficiário deve optar pela modalidade do saque-aniversário. A adesão é realizada da seguinte forma:

  1. Acesse o aplicativo do FGTS ou site da Caixa Econômica;
  2. Vá em “Meu FGTS”
  3. Selecione a opção “Saque-aniversário”;
  4. Feito isso, leia e concorde com os termos e condições, e clique em “aderir Saque-aniversário”. (Jornal Brasil Contábil)

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top