Skip to content

Campanha salarial 2022: 10ª rodada termina sem avanços; movimento sindical mantém forte pressão

Terminou sem acordo a reunião entre a 10ª rodada de negociação entre a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação-CEBNN/CONTEC e representantes da FENABAN, ocorrida na tarde de segunda-feira (15/08).

 

A Contec encaminhou os últimos itens presentes na pauta de reivindicações, e voltou a tratar daquelas que se referem à saúde do trabalhador.

 

Itens discutidos?

22- Proteção à empregada gestante;

23-Trabalho em home office (teletrabalho);

24- Covid 19;

33- Contribuição negocial;

38- Negociação exclusiva com o Sindicato;

39- Abrangência da Convenção Coletiva;

40- Vigência.

O teletrabalho, que continua sendo amplamente utilizado pelos trabalhadores durante o período de maior isolamento pela pandemia de Covid-19, já é uma realidade, também, no sistema financeiro. Por isso, é preciso que os bancos forneçam condições dignas de trabalho para seus funcionários, bem como, auxílios financeiros para custear despesas adicionais, respeitados todos os protocolos e procedimentos das autoridades sanitárias.

 

Estes foram alguns dos tópicos debatidos a respeito da cláusula 23 da pauta de reivindicações. A Contec solicitou que os representantes patronais levassem em consideração os custos extraordinários dos bancários com internet, água e luz. A FENABAN informou que vai levar as reivindicações para os bancos e que voltará a tratar deste tema na próxima reunião.

 

Sobre a pandemia e os cuidados com a disseminação da Covid-19 nos ambientes bancários, tratados pela cláusula 24, que sugere ajustes para os bancos, não foi aceita por parte da representante patronal, que afirmou que as agências são ambientes seguros e com protocolos sanitários eficientes.

 

Quanto às cláusulas 22, sobre a proteção das trabalhadoras grávidas e 39, que trata da abrangência da Convenção Coletiva, a FENABAN informou que pretende manter as cláusulas vigentes na CCT.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top