Preocupado com o bem-estar dos bancários e bancárias da nossa base, o Sindicato promoverá, no…
Campanha Salarial 2024: Teletrabalho, Novas Tecnologias e Inteligência Artificial em Pauta

Nesta quinta-feira (25/07), a mesa de negociação da CONTEC e os representantes da FENABAN se reuniram para discutir as cláusulas relacionadas ao teletrabalho, novas tecnologias e inteligência artificial, como parte da Campanha Salarial 2024. O encontro contou com a presença do vice-presidente do nosso Sindicato, Carlos Roberto Rodrigues, e do secretário-geral, Israel Lobo Coêlho.
Na abertura das negociações, o presidente da CONTEC, Lourenço Ferreira do Prado, ressaltou a importância da renovação das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho e a necessidade de avançar nos itens da pauta.
Os debates começaram com os Planos de Previdência Complementar. Foi destacado que, ao se aposentarem, os bancários deixam de receber o ticket refeição e o ticket alimentação, além de, na maioria dos casos, perderem os planos de saúde. A FENABAN comprometeu-se a trazer uma proposta na próxima reunião, concordando em continuar debatendo o tema na Comissão Temática.
Em seguida, discutiu-se a Cláusula de Teletrabalho ou Trabalho Remoto. A FENABAN observou uma tendência global de encerramento do trabalho híbrido, defendendo que longos períodos de desconexão afastam o profissional da cultura da empresa. Destacou-se que o trabalho híbrido, com presença ocasional nas dependências do banco, não compromete a produtividade. A jornada no teletrabalho, regida pela cláusula 66 do ACT, enfatiza a necessidade de registro dos horários de trabalho e a observância dos períodos de descanso, garantindo ao empregado o direito à desconexão. A FENABAN informou que todos os bancos estão cumprindo essa cláusula.
A reunião avançou para a discussão sobre mudanças tecnológicas e inteligência artificial. A FENABAN concordou em continuar debatendo o tema na Comissão Temática.
A próxima reunião está agendada para o dia 06/08.
This Post Has 0 Comments