Conquistas Históricas: Após 13 rodadas de negociação, bancários garantem avanços significativos na Caixa
Após 13 intensas rodadas de negociação com a Caixa, marcadas por pressão e embates, finalmente conquistamos uma proposta significativa neste sábado, dia 31. Diversos pontos apresentados pela Comissão de Negociação da CONTEC foram atendidos, representando avanços expressivos. Nosso Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, por meio do vice-presidente Carlos Roberto Rodrigues, que também representou a federação paranaense, esteve presente em todas as etapas.
Dentre as conquistas mais importantes, destacam-se:
- Redução de jornada para pais de filhos PcD/TEA: Com manutenção do salário, os pais terão a jornada reduzida.
- Fim do Caixa Minuto: A Caixa se comprometeu a viabilizar a incorporação de função para empregados admitidos até 11/11/2017.
- Saúde Caixa: Discussão sobre a retirada do teto de gastos e a manutenção do plano para os empregados admitidos a partir de 2018, através de um GT específico.
Outros itens negociados incluem:
- Funções Minuto: Retorno das designações efetivas para as funções de caixa e tesoureiro, com a efetivação de até 500 novos empregados nessas funções, que terão jornada de 6 horas. Instalação de Comissões de Conciliação Voluntária para tratar da 7ª e 8ª horas para tesoureiros e da quebra de caixa, com livre adesão dos sindicatos. Além disso, haverá possibilidade de redução da jornada dos tesoureiros de 8h para 6h, por adesão, e a instalação de um GT para definir a pontuação dos empregados que já ocupam essas funções temporariamente, para que tenham prioridade nas ocupações efetivas.
- Jornada para pais ou responsáveis por dependentes PcD/TEA: Flexibilização da jornada, permitindo uma redução de até 25% nos dias de acompanhamento do dependente PcD/TEA, além de priorização no trabalho remoto e na movimentação dos empregados PcD e dos pais/mães de dependentes PcD.
- Substituição em Cascata: Ampliação das agências com possibilidade de substituição, passando de agências com 2 gerentes para aquelas com até 4 gerentes.
- Parentalidade: Possibilidade de a mãe converter os 60 dias adicionais da licença-maternidade em uma redução de jornada pela metade por 120 dias, após os primeiros 120 dias da licença. Também há a opção de ceder os 60 dias adicionais ao pai, desde que ambos sejam funcionários de empresas que aderiram ao programa “Empresas Cidadãs” do governo federal.
- Adicional Embarcado: Aumento do valor diário pago a empregados embarcados, de R$ 55 para R$ 100, reajustados anualmente conforme o índice FEBRABAN/CCT.
- Vale Transporte: Opção de reembolso na inexistência de transporte público, com limite de distância de até 200 km/dia.
- Férias: Opção de receber as férias sem o adiantamento, apenas com o pagamento do 1/3 constitucional.
- Licença Paternidade: O pai pode iniciar o período de licença em até 120 dias após o nascimento ou alta da criança.
- Substituição: Redução do período mínimo de ausência de 8 para 5 dias em casos de substituições, com a possibilidade de início no dia útil seguinte, caso a ausência ocorra no final de semana (ex.: luto no sábado, licença na segunda).
- Diversidade e Inclusão: Participação das entidades nos comitês, com composição representativa dos membros conforme os eixos temáticos, além da manutenção dos eixos existentes e da possibilidade de criação de novos.
- Saúde do Trabalhador: Compromisso da Caixa com a prevenção e promoção da saúde, focando na saúde mental, além da instalação do GT Saúde do Trabalhador.
- Endividamento dos Empregados: A Caixa se comprometeu com ações de educação financeira para prevenir o superendividamento e em estudar opções de taxas, créditos e outras alternativas para auxiliar os empregados na redução de dívidas.
- Licença Médica: Adiantamento do benefício por incapacidade temporária até o recebimento do benefício oficial, mediante comprovação do agendamento de perícia presencial ou documental. Devolução do adiantamento conforme margem de 35%, com a opção de acerto por meio de horas de trabalho, dependendo do volume de horas, em caso de indeferimento do benefício pelo INSS.
A CONTEC e a Caixa voltarão a se reunir em breve para ajustar detalhes de redação de cláusulas que ainda precisam ser esclarecidas pelo banco.
This Post Has 0 Comments