Contec e Caixa discutem jornada de trabalho, endividamento e outras demandas em reunião da campanha salarial
Na última quarta-feira (7), representantes dos empregados da Caixa Econômica Federal/Contec, dentre eles Carlos Roberto Rodrigues, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região e representante na mesa da FEEB-PR, participaram da rodada de negociação para discutir pontos da pauta da campanha salarial deste ano. Entre os temas abordados estavam jornada de trabalho, comissões de conciliação, questões de carreira, auxílio-moradia, o endividamento dos empregados ativos e aposentados, entre outros.
Os representantes dos bancários destacaram problemas como a extrapolação da jornada de trabalho, causada por múltiplas demandas e cobranças feitas por meio de ferramentas como WhatsApp, que resultam em estresse e adoecimento dos funcionários. Foi enfatizada a necessidade de desconectar os empregados das atividades fora do horário de trabalho e respeitar os direitos de descanso.
Outro ponto discutido foi a necessidade de mais transparência nos processos de promoção dentro da Caixa, que, segundo os representantes, muitas vezes utilizam critérios subjetivos, gerando frustração entre os empregados. Além disso, foi cobrada a atualização do auxílio-moradia, congelado desde 2005, e a extensão do pagamento de adicional de porte a todos os empregados de forma igualitária.
As entidades também expressaram preocupação com o endividamento dos funcionários, especialmente em relação à gestão do Saúde Caixa e Funcef, e pediram a abertura de crédito com taxas acessíveis para aliviar a situação financeira dos empregados.
A próxima reunião de negociação será realizada no dia 14 de agosto, em São Paulo, quando as discussões sobre questões econômicas continuarão.
This Post Has 0 Comments