Skip to content

Contec negocia Igualdade e Oportunidade com Banco do Brasil

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC reuniu-se na sexta-feira, 26 de julho, com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil S.A. para discutir as cláusulas focadas na igualdade e oportunidade. O objetivo é a celebração de um novo Acordo Coletivo de Trabalho.

Intervalo Intrajornada – Jornada de 8 Horas

A CONTEC solicitou a renovação da cláusula que garante um intervalo mínimo de 30 minutos para repouso e alimentação aos funcionários que trabalham 8 horas diárias. O Banco do Brasil concordou com a renovação nos termos do acordo revisado.

Intervalo Intrajornada – Jornada de 6 Horas

Para os funcionários que trabalham 6 horas diárias, a CONTEC pediu a renovação da cláusula que assegura 30 minutos de repouso e alimentação, sendo 15 minutos dentro da jornada normal e o restante fora da jornada contratual. O Banco do Brasil também concordou com a renovação desta cláusula.

Adicional de Trabalho Noturno

A CONTEC propôs um adicional noturno de 50% para os funcionários que trabalham das 19h às 5h, considerando integralmente noturno o trabalho realizado entre 22h e 2h30. O Banco do Brasil está avaliando a proposta e responderá oportunamente.

Adicionais de Insalubridade e Periculosidade

A CONTEC pediu a renovação da cláusula para o pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade. O Banco do Brasil concordou com a renovação, com ajuste de redação.

Indenização por Morte ou Invalidez Decorrente de Assalto

A CONTEC solicitou a atualização do valor da indenização para R$ 520.945,10 em casos de invalidez permanente ou morte decorrente de assalto, a ser paga ao funcionário ou seus dependentes legais. O Banco do Brasil concordou com a renovação, adotando o reajuste definido para as cláusulas econômicas.

Procedimentos em Caso de Assalto, Sequestro e Explosão de Caixas Eletrônicos

A CONTEC pediu que o banco adote procedimentos específicos, como fechamento da agência e atendimento médico, psicológico e jurídico custeados pelo banco. O Banco do Brasil está avaliando essa solicitação e responderá posteriormente.

Caixa-Executivo – Vantagem em Caráter Pessoal para Portadores de Lesão por Esforço Repetitivo (VCP-DORT/LER)

A CONTEC solicitou a renovação da cláusula que oferece vantagens aos funcionários com lesões por esforço repetitivo. O Banco do Brasil concordou, informando que procurará eliminar atividades repetitivas e realizar rodízio de funcionários.

Complementação de Auxílio-Doença Previdenciário e Auxílio-Doença Acidentário

A CONTEC pediu a renovação da cláusula de complementação do auxílio-doença. O Banco do Brasil concordou com a renovação, com ajustes de redação.

Manutenção de Comissão/Função por Afastamento em Licença Saúde

A CONTEC pediu que o banco assegure a manutenção da função comissionada ou gratificada ao funcionário afastado por motivo de licença saúde. O Banco do Brasil informou que mantém a função por 12 meses e avaliará a proposta da CONTEC.

Contribuição Negocial

A CONTEC solicitou a renovação da cláusula, com ajustes na redação. O Banco do Brasil informou que adotará a cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho e buscará uma solução para os problemas apontados.

Supervisor de Atendimento

A CONTEC pediu a redução da jornada de 8 para 6 horas, sem redução na remuneração, para os supervisores de atendimento. O Banco do Brasil não concordou com o pedido, mas se comprometeu a buscar uma solução para a questão.

Aumento das Metas do Programa Conexão

A CONTEC expressou o descontentamento dos funcionários com o aumento significativo das metas do programa Conexão, que ocorreu de forma desproporcional ao crescimento das carteiras para o segundo semestre de 2024. A CONTEC solicitou a revisão das metas para evitar o adoecimento dos funcionários pressionados por elas.

Essas discussões marcam um passo importante na busca por melhorias e garantias para os trabalhadores do Banco do Brasil, reforçando o compromisso da CONTEC em defender os interesses da categoria bancária. (Comunicação Contec)

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top