O Sindicato dos Bancários de Maringá e Região também marca presença, nesta quinta e…
Crise de saúde mental: Brasil tem maior número de afastamentos por ansiedade e depressão em 10 anos

O Brasil vive uma crise de saúde mental com impacto direto na vida de trabalhadores e de empresas. É o que revelam dados do Ministério da Previdência Social sobre afastamentos do trabalho. Em 2024, foram quase meio milhão de afastamentos, o maior número em pelo menos dez anos.
Atento a esse tema, nosso Sindicato disponibiliza aos bancários mais um canal exclusivo de escuta, de forma anônima, pelo qual os bancários podem relatar situações vivenciadas em seu dia a dia trabalho. Isso, de forma totalmente anônima. Basta enviar email para denuncias@bancarios.org.br. Além disso, estamos levando o tema para as mesas de negociação temáticas com os bancos.
VAMOS AOS DADOS
Segundo reportagem do G1, no último ano, os transtornos mentais chegaram a uma situação incapacitante como nunca visto. Na comparação com o ano anterior, as 472.328 licenças médicas concedidas representam um aumento de 68%.
E o que explica o recorde de afastamentos em 2024? De acordo com psiquiatras e psicólogos, é reflexo da situação do mercado de trabalho e das cicatrizes da pandemia, entre outros pontos.
A crise fez que o governo federal buscasse medidas mais duras. O Ministério do Trabalho anunciou a atualização da NR-1, que é a norma com as diretrizes sobre saúde no ambiente do trabalho. Agora, o tema passa a ser fiscalizado nas empresas e pode, inclusive, render multa.
Diante desse cenário alarmante, é fundamental que as empresas passam a dispensar mais atenção ao tema, com políticas efetivadas de acolhimento e combate a práticas abusivas. E o Sindicato, por sua vez, atuará firme na luta por um ambiente de trabalho mais saudável para todos.
ACESSE REPORTAGEM COMPLETA NO G1: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2025/03/10/crise-de-saude-mental-brasil-tem-maior-numero-de-afastamentos-por-ansiedade-e-depressao-em-10-anos.ghtml
This Post Has 0 Comments