Skip to content

Na primeira reunião com a Caixa, tema principal foi o enfrentamento ao assédio

 

Ocorreu nesta segunda-feira, 25/07, a primeira rodada de negociações junto a Caixa Econômica Federal sobre a Campanha Salarial 2022/2024, com a presença de várias representações da Caixa, sob a Coordenação da Janaína Bosa Daniel – Gerente de Relações Trabalhistas – GERET, e a representação dos empregados sob a coordenação do vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, Carlos Roberto Rodrigues.

De início a Caixa apresentou as regras a serem observadas durante o processo negocial com a aquiescência de todos.

A representação dos empregados manifestou o interesse na renovação do Acordo 2000/2022 e discussão de outros pelitos importantes para a categoria.

A Caixa  manifestou interesse num acordo que contemple não só os empregados, mas também a empresa e que as questões de índices será debatido na mesa Fenaban.

Outro pleito das entidades representativas sindicais e associativas vem no sentido de que um representante da Contec possa acompanhar presencialmente os processos de denúncias sobre assédio sexual e moral nos últimos dias visando dar mais transparência aos fatos, o que ficou de ser avaliada a possibilidade diante do sigilo das informações.

Em relação a esse tema, a Caixa informou que instituiu vários canais de denúncia, pedindo que os empregados façam uso destes quando das denúncias, de forma que a empresa tenha maior visibilidade dos fatos para as apurações necessárias e o aprimoramento nas relações de trabalho.

Informou sobre as cartilhas distribuídas para os empregados e os canais de ACOLHIMENTO para verificar o melhor encaminhamento, canal para DENÚNCIAS, para registro dos atos  e canal de SUGESTÃO,  que será um diálogo direto com a presidente. Os canais internos são: dialogoseguro.caixa.com.br  e canalmulhercaixa.com.br, podendo ser utilizado também para os homens.  Informou também que criou canais externos como contatoseguro.com.br/caixa e aplicativo via APP (contatoseguro) disponível para Android e IOS.

A Comissão  Contec/Caixa apesar das iniciativas da Caixa, demonstrou muita preocupação com o que vem acontecendo no tocante ao assédio sexual quanto assédio moral, e que desde 2019 já haviam canais de denúncias e não trouxe a credibilidade que esperávamos. Informou ainda que devido a forma como vem sendo apurados os fatos, não geram credibilidade e segurança para se fazer denúncias, porque muitas vezes nada acontece.

A Caixa informou que os canais instituídos irão gerar um maior controle e que haverá também participação da CGU, Ministério Público, Tribunal de Contas para garantir a idoneidade destes canais e daqueles que os utilizam.  Na oportunidade, a Comissão dos Empregados reformou a importância de se ter um representante da Contec acompanhando as denúncias.

O representante da Advocef na mesa informou que fizeram uma pesquisa com importante participação dos profissionais e que será entregue à Caixa para avaliação do que vem ocorrendo neste seguimento.

Outros pontos específicos foram apresentados pela Contec onde não houveram retorno, que a Caixa irá acompanhar e dar uma resposta aos fatos para onde foram feitas as denúncias.

Também foi apresentado pela Comissão Contec/Caixa uma grande preocupação como foram constituídos as SVs (Superintendências de Varejo) que  tem sido alvo de muitas reclamações e tem favorecido o assédio moral.  Foi solicitado à Caixa uma real avaliação desta organização e atribuições, as quais se confundem com atribuições dos gerentes gerais e até gerentes de áreas das agências.  Por isto uma avaliação com todos os Gerentes Gerais  seria de muita importância para construir uma relação mais saudável e humanizada.

Finalizando a Caixa manifestou ser muito positivas as proposições e que ajudarão muito na construções de novas práticas, onde agendou a próxima reunião para  dia 27/07, quarta-feira,  às 10 horas, onde estarão em discussão temas como Metas.

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top