Skip to content

Nesta terça, banco manda proposta de 100% do INPC para vales; nesta quarta, vem proposta para PLR

Propostas apresentadas estão sendo debatidas, mas nada foi fechado ainda; estão previstas várias rodadas ao longo dessa semana

 

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN/CONTEC) e representantes da FENABAN se reuniram nesta terça-feira (23), para debater a pauta de reivindicações, em São Paulo. Representando nosso Sindicato de Maringá estiveram presentes o presidente Claudecir de Souza, o vice Carlos Roberto Rodrigues e o secretário-geral Israel Lobo Coêlho.

Mais uma vez a FENABAN indicou um reajuste ínfimo para os auxílios alimentação e refeição, inicialmente em 90% da inflação, o que representaria 7,99% de mudança, considerando o INPC em 8,88%. A proposta foi prontamente negada pela Comissão Contec.

Após muito debate e pausas para analisar a situação, a FENABAN apresentou outra proposta para os vales. Desta vez, com reajuste de 100% da inflação, utilizando o índice de 8,88%. Os representantes dos bancários na mesa argumentaram que é preciso avançar mais nas próximas rodadas que se seguem ao longo da semana.

SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO

Quanto à saúde dos trabalhadores, a representante patronal propôs a construção de um grupo de estudo e futuramente de trabalho, em conjunto com o Governo. Assim, o foco seria nas doenças ocupacionais.

Sobre as metas abusivas dos bancos que gera inúmeros casos de afastamento por questões psicológicas, a FENABAN se comprometeu a pautar este tema em reuniões com a Comissão de Organização dos Empregados de cada banco, a partir de 31/01/2023.

Outro ponto muito importante levado para a reunião diz respeito ao Assédio Sexual. A FENABAN entregou à CEBNN/CONTEC uma proposta de incluir canais de denúncias e acompanhar as ações tomadas em relação às vítimas.

 

Entregou também outra proposta sobre o teletrabalho. As propostas feitas pela FENABAN, serão analisadas pelo Departamento Jurídico da Contec e devem ser debatidas novamente.

 

PLR NESTA QUARTA-FEIRA

 

Ao final da reunião ficou acordado entre as partes que nesta quarta-feira (24), às 13 horas, será tratado sobre a PLR. Os auxílios voltarão ao debate junto com as cláusulas econômicas para que seja traçada uma proposta global destes pontos.

 

“As negociações estão difíceis, tensas, sob clima de muita pressão, mas seguimos firmes, na defesa dos trabalhadores bancários. Estão previstas várias rodadas ao longo dessa semana em que buscaremos avanços em favor da nossa categoria”, destaca o presidente do Sindicato, Claudecir de Souza.

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top