Skip to content

Nossos direitos têm história: Sindicato elabora cartilha com todos os direitos dos bancários

A Secretaria de Comunicação do Sindicato preparou uma cartilha com todos os direitos (resumidos) previstos em nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). São mais de 60 cláusulas, sendo algumas conquistas histórias, que colocam a categoria bancária na vanguarda em relação a outras categorias profissionais.

Aqui o link para baixar a cartilha: https://drive.google.com/file/d/1aBj6vkkjNmawfMlp_m5HbGHgLRwKOmgz/view?usp=sharing

CONFIRA EDITORIAL DO PRESIDENTE CLAUDECIR DE SOUZA: 

Um bancário, admitido recentemente no banco, pode pensar: “Poxa, que empresa maravilhosa, quantos benefícios tenho acesso. Esse banco realmente reconhece os seus trabalhadores”.

Enquanto isso, um bancário com 20, 30 anos de empresa, reflete, sempre que recebe a sua PLR ou acessa qualquer outro benefício: “Poxa, valeu a luta. Se não fosse nosso Sindicato, se não fosse aquela greve, a minha participação, não teríamos nada disso”.

Infelizmente, muitos bancários mais jovens realmente não têm noção da história da luta dos trabalhadores bancários, dos vários momentos vividos pelo movimento sindical, como a luta pela formalização das entidades nos anos 50, a intervenção militar nos sindicatos nos anos 60 e 70, as prisões, as perseguições desse período.

Não imaginam os enfrentamentos após a redemocratização, as grandes greves dos anos 80, em que a polícia ainda era acionada, as demissões eram sumárias, os piquetes eram instrumento de pressão.

E nos anos 90, com a perda do poder aquisitivo, a luta para segurar a onda de privatizações dos bancos públicos, e tudo o que foi necessário nesse período. Ou mesmo da sequência dos 12 anos seguintes, em que ocorreram greves todos os anos, algumas passando de 30 dias. Tudo isso para impedir retrocessos e avançar rumo a dezenas de novas conquistas.

Os mais novos de banco podem pensar que o banqueiro, em um ímpeto de bondade, de desprendimento, decidiu reconhecer o trabalho de seus funcionários e conceder inúmeras benesses. Não, não é assim que aconteceu. O banco, a cada campanha salarial, vem para a mesa com o intuito de cortar direitos, suprimir, impor retrocessos.

Se hoje nossa categoria possui uma das melhores – senão a melhor – Convenções Coletivas de Trabalho do Brasil é graças ao nosso Sindicato, aos demais sindicatos, às federações, confederações de bancários, à união nacional que existe, com capacidade de mobilização, de greve, de enfrentamento. Sem essa luta, essa organização, podem ter certeza que pouco ou nada teríamos.

Por isso, valorize o sindicato, valorize a luta, valorize todas as nossas conquistas, que trazemos, neste material, de forma resumida.

Conheça seus direitos e faça-os valer.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top