Skip to content

Nova reunião de negociação com a Caixa não tem avanços

 

 

Ocorreu no dia 2 de agosto, de forma virtual, a terceira rodada de negociações junto à Caixa Econômica Federal sobre a Campanha Salarial 2022/2024 sob a coordenação do vice-presidente do nosso Sindicato de Maringá, Carlos Roberto Rodrigues – Carlão.

Os temas tratados foram PCD e Funcef previstos na pauta da Contec.

A Comissão Contec solicitou à Caixa o que tem sido feito para melhorar a qualidade de trabalho dos empregados na condição de PCDs.

Na oportunidade a Representação Caixa informou que tem disponibilizado os insumos e materiais necessários às agências/unidades, pedindo as entidades sindicais que façam a denúncia quando detectar a falta destes insumos e materiais para que sejam corrigidas estas ocorrências.  Também falou sobre os estudos de infraestrutura das unidades e já começou a adquirir vários equipamentos de forma a manter atualizado o parque tecnológico nas unidades visando aprimorar os sistemas com maior agilidade.

Em seguida a Caixa apresentou todo o trabalho que a empresa desenvolve para melhorar a qualidade de trabalho dos PCDs, que visa manter uma melhor ambientação deste grupo de empregados.  Informou que o quadro atual de PCDs é de 4281 empregados, sendo 3372 em atendimento, 809 no PA Varejo e 100 no PA Agro.  Informou que criou vários canais para atendimento a este publico como a REDE DE DIALOGO,  AMBIENTAÇÃO CAIXA E A TRILHA DE INCLUSÃO. Implantou também o PORTAL PESSOA COM DEFICIÊNCIA em Fevereiro de 2022, que visa oferecer informações e orientações ao gestor e equipes, onde ajuda os empregados dentro de suas capacidades e possibilidades.

A comissão Contec solicitou esclarecimentos sobre como lotação na contratação, transferência licença e demissão com relação aos empregados deste grupo PCD  tendo em vista ocorrências neste segmento junto aos sindicatos.  A Caixa informou que tem adotado de forma muito criteriosa todos estes aspectos, visando evitar injustiças, e pediu que os sindicatos acompanhem estes casos para avaliar o entendimento da empresa nestas ocasiões e ajudar nas decisões. Enfim, tendo em vista uma realidade de trabalho diferenciado que exige a busca de aprimoramento contínuo tem feito um diálogo constante com estes empregados de forma a construir um enquadramento para cada empregado com suas características.   Todavia , apesar de algumas reclamações, a Comissão Contec elogiou todo o trabalho estrutural que a Caixa vem dedicando a este grupo diante das apresentações feitas.

O segundo assunto tratado fez referências à FUNCEF.  A Comissão Contec solicitou a Caixa esclarecimentos de qual a participação da empresa nas decisões da Funcef e o que o ser feito para melhorar a rentabilidade do plano, em vista  dos resultados abaixo das metas apresentados nos últimos relatórios, considerando o voto minerva ser escolhido pela empresa.

Para a Comissão Contec, as explicações não foram suficientes para o que vem acontecendo com a Funcef no contexto de suas aplicações e investimentos, sendo que um dos argumentos foram a defasagem nos valores dos imóveis existentes e que estão desocupados, bem como os que estão sendo vendidos por valores abaixo das avaliações, considerando que o mercado não negocia em cima das avaliações  e para a Caixa manter estes imóveis não resultará em benefícios futuros de rentabilidade.

Sobre o REB,  questionado pela Comissão Contec ,  no contexto da migração para o Novo Plano, a Caixa informou que tem sido feito ajustes para resolver esta situação e que em breve será resolvido.

Na oportunidade foi solicitado a Caixa que busque junto a Funcef  promover a inclusão dos extratos do FAB com informação do crédito mensal e não só o valor da reserva de forma que os empregados possam acompanhar  também a atualização dos valores do saldamento em vista das datas de aposentadorias dos empregados ainda ativos, onde se faz necessário ajustar os valores.

A Comissão Contec solicitou que a Caixa assuma o passivo junto a Funcef no tocante ao CTVA e as decisões judiciais favoráveis aos empregados, tendo em vista o descumprimento das obrigações e direitos trabalhistas foram da empresa e não da Fundação.

A Caixa informou que tem procurado acordos com os empregados quando as decisões forem favoráveis aos empregados, ressaltando que o Saldamento da forma como ocorreu se deu em comum acordo com as entidades e empregados.  Da mesma forma em relação a adesão ao novo PCS e ao PFG, alegando que foram oportunizados aos empregados a adesão por quatro vezes após o prazo.

Ao final, ficou agendado próxima reunião para o dia 04 de agosto com o tema Teletrabalho, onde contamos com as sugestões dos empregados para uma melhor discussão.

COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO CAIXA – CONTEC.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top