Skip to content

Reforma de Bolsonaro: Trabalhador prestes a se aposentar vai pagar pedágio

Reforma de Bolsonaro: Trabalhador prestes a se aposentar vai pagar pedágio

Se a proposta para a reforma da Previdência 2019, entregues na quarta-feira 20, por Jair Bolsonaro (PSL/RJ) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), for aprovada, os trabalhadores prestes a se aposentar terão de pagar um pedágio, ou seja, trabalhar e contribuir por mais tempo.

A reportagem é do Portal CUT.

De acordo com a proposta, os mais prejudicados serão os mais pobres, que começam a trabalhar mais cedo. Isso porque, o pedágio para quem está prestes a se aposentar será de 50% do tempo que faltaria para aposentadoria, tanto por contribuição como por idade.

Atualmente, o trabalhador pode se aposentar por tempo de contribuição (30 anos mulheres, 35 homens), independentemente da idade. A reforma acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição.

Pelas regras de transição da equipe econômica de Bolsonaro, uma mulher que tem ou completa 59 anos em 2019 deverá esperar para completar 60 anos e seis meses para solicitar sua aposentadoria. O mesmo vale para homens que estão com 64 anos.

Quem está prestes a cumprir o tempo de contribuição mínimo para aposentadoria – 30 anos, se mulher, e 35, se homem – poderá optar pela aposentadoria sem idade mínima, aplicando-se o Fator Previdenciário, após também cumprir pedágio de 50% sobre o tempo faltante.

No caso de uma mulher com 29 anos de contribuição poderá se aposentar pelo Fator Previdenciário se contribuir mais um ano e meio. O mesmo vale para homens que já tenham 34 anos de contribuição.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top