Skip to content

Sindicato cobra, do ministro do Trabalho, atendimento a pauta de interesse dos trabalhadores bancários

 

O Sindicato enviou, na semana passada, ofício ao ministro do Trabalho, pedindo mais atenção e atendimento à pauta de interesse dos trabalhadores.

Conforme aponta a entidade, no documento, nos últimos anos ocorreram inúmeros retrocessos em relação aos direitos trabalhistas, a exemplo do fim da realização da homologação nos sindicatos, a ultratividade, trabalho intermitente, entre outros.

Vale destacar que muitas destas alterações promovidas pela última reforma trabalhista e por outras medidas posteriores prejudicaram todos os trabalhadores, inclusive a categoria bancária.

 

CONFIRA OFÍCIO

 

 

Maringá, 01 de fevereiro de 2023.

 

Exmo. Sr.

Luiz Marinho

Ministro do Trabalho

 

Nos últimos anos vivemos uma situação de retrocesso nos direitos trabalhistas, especialmente a partir da última Reforma. Sob o falacioso argumento de geração de empregos, tivemos, pelo contrário, aumento nas taxas de desemprego e a geração, cada vez maior, de subempregos e um enorme contingente de trabalhadores desamparados em seus direitos, corrida à informalidade, entre outras situações.

Presenciamos ainda o ataque a direitos já consolidados por categorias profissionais. E aqui falamos com conhecimento de causa, pois atuamos diuturnamente junto ao Congresso Nacional nos últimos anos na luta pela proteção de direitos históricos da nossa categoria bancária.

Acreditamos, no entanto, que neste momento este Ministério do Trabalho tem a chance de promover mudanças de resgate de direitos e respeito aos trabalhadores.

Por isso, nossa entidade sindical, como liderança nacional junto aos trabalhadores bancários, vimos solicitar a implementação, dentre outras, de algumas medidas, a saber:

  • A volta da homologação trabalhista por sindicatos e órgãos estatais, antes de ser formalizado;
  • Criação de instrumento que preserve direitos já previstos em Convenções Coletivas;
  • O retorno da Ultratividade, o que fortalece as negociações trabalhistas;
  • Novas regras para o trabalho intermitente, com mínimo de horas diárias a serem contratadas pela empresa;
  • Regulamentação de trabalhadores por aplicativos.

Conhecedor da trajetória de Vossa Exma., temos certeza de que fará avançar a pauta rumo à garantia dos direitos dos trabalhadores, pilar para a sustentação de uma economia saudável e de relações humanizadas de trabalho.

Agradecemos antecipadamente o atendimento deste importante pleito da classe trabalhadora.

 

Atenciosamente,

 

CLAUDECIR DE OLIVEIRA SOUZA

Presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top