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Sindicato de olho: Itaú deve fechar 400 agências no País

O Itaú Unibanco iniciou um plano para fechar até 400 agências no país. Essa informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters, neste início de semana.

“Trata-se de uma notícia que nos preocupa. Todo fechamento de vaga de trabalho é extremamente ruim, primeiro para aqueles que perdem os seus empregos e também pela sobrecarga de trabalho aos demais bancários”, aponta o presidente do Sindicato Claudecir de Souza.

Diante disso, adianta o presidente: “Estamos de olho, já mantivemos contato com nossa Confederação e estamos entrando em contato também com a diretoria do banco para verificar a procedência disso. Não podemos aceitar que um banco que lucra bilhões, acima de qualquer outro setor da economia, só pense em  redução de agências, sem se importar com atendimento à população, bem com seus colaboradores”.

Conforme divulgou a agência de notícias, com base em fontes do banco, o Itaú busca se  adequar à migração das transações bancárias de clientes para canais eletrônicos e ampliar a rentabilidade.

O número representa quase 10% dos cerca dos 4,2 mil pontos físicos do banco no país, incluindo agências e postos de atendimento. Em 12 meses até março, o número de pontos de atendimento e o de funcionários do Itaú Unibanco – cerca de 100 mil – mantiveram-se praticamente estáveis, segundo o balanço do próprio banco.

Consultado sobre o plano de fechamento de agências, o Itaú Unibanco não quis comentar números, mas afirmou em nota que “a redução do número de unidades físicas é um movimento de reposicionamento da rede de agências, coerente com as novas necessidades dos clientes e o aumento da procura por atendimento em outros canais como internet, celular e agências digitais”.

Segundo as fontes, a mudança pode acontecer em duas etapas, com uma primeira metade dos encerramentos acontecendo nos próximos 12 meses, com o restante acontecendo no ano seguinte.

Nas últimas semanas, o Itaú Unibanco tem avisado os funcionários de agências sobre os planos de fechamento das unidades. O banco tem “indicado que deve aproveitar parte deles (funcionários) nas agências digitais”, nas quais os clientes são atendidos de forma remota, por meio da qual conseguem atender a um número maior de clientes, disse uma das fontes.

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