Skip to content

Campanha Salarial: CONTEC e Banco do Brasil discutem cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2024

 

Nesta quinta-feira (4), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC reuniu-se com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil para debater cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho da Campanha Salarial 2024.

PONTOS DISCUTIDOS

  1. Estabilidade ao funcionário vítima de assalto, sequestro ou extorsão: A CONTEC propôs ampliar de 30 para 60 meses a estabilidade provisória no emprego e garantir a manutenção da comissão durante esse período. O BB está avaliando o pedido, reconhecendo a necessidade da cláusula para proteger os funcionários que evitam afastar-se por medo de perder a comissão.
  2. Movimentação de pessoal: A proposta prevê ressarcimento de despesas com transporte, passagens e hospedagem para funcionários transferidos para outras cidades, exceto municípios limítrofes ou da mesma região metropolitana. Também solicita benefícios adicionais para funcionários com filhos em idade escolar ou excepcionais. O Banco informou que responderá em breve.
  3. Substituição de comissionados: A CONTEC pediu que todas as substituições de cargos sejam remuneradas. O BB está estudando a ampliação da atual política de substituição.
  4. Demissão com processo administrativo: A CONTEC pediu que não haja demissão ou afastamento de funcionário sem Processo Administrativo, garantindo o direito ao contraditório e à ampla defesa. O BB informou que a questão está regulamentada internamente.
  5. Novas contratações de concursados: Foi solicitado a contratação de 10.000 novos funcionários para atender as demandas e evitar prorrogação da jornada de trabalho. O Banco atualizou sobre o status das contratações e estuda a possibilidade de um novo concurso.
  6. Praças de difícil provimento: A CONTEC pede concurso público exclusivo para essas vagas e possibilidade de transferência para funcionários lotados nessas praças há mais de 18 meses. O BB está avaliando a realização do concurso e incentivos para essas localidades.
  7. Limitação das remoções compulsórias: A CONTEC pediu que o Banco não transfira funcionários para locais a mais de 30 km de distância sem o consentimento deles, especialmente em casos de fechamento de agências. O BB afirmou que atualmente não pratica remoção compulsória.
  8. Caixas Executivos – decisão judicial: A CONTEC solicitou uma solução humanizada para a decisão judicial que manteve a incorporação da gratificação apenas para funcionários com mais de 10 anos na função até 2017. O BB avaliará alternativas de negociação antes de qualquer ação. (com informações da Assessoria de Comunicação da Contec)

Acompanhe em nosso site nas redes sociais todo o andamento da Campanha Salarial.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top