Skip to content

Proposta insuficiente da Fenaban é rejeitada! Banqueiro, cadê o reconhecimento ao trabalhador bancário?

 

Nesta quarta-feira, 21, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC realizou a 8ª rodada de negociação com a Fenaban desta Campanha Salarial para discutir a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). No entanto, a proposta apresentada pelos bancos foi considerada muito aquém das reivindicações justas da categoria, levando à sua rejeição.
Os bancos, apesar de serem um dos setores mais lucrativos da economia, apresentaram um índice de reajuste salarial de 85% do INPC. A Comissão repudiou a proposta e exigiu respeito.
O presidente do nosso Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, Claudecir de Oliveira Souza, criticou a proposta dos bancos: “Essa proposta é um desrespeito à categoria. Dos 8.810 reajustes salariais firmados no país este ano, 86,1% tiveram aumentos reais acima da inflação. E os bancos, que lucraram R$ 54 bilhões apenas no primeiro semestre de 2024, vêm com uma proposta que representa perdas salariais para os trabalhadores. Onde está o respeito a esses valores profissionais, responsáveis direitos pelos lucros?”, questiona.

PERDAS PARA OS TRABALHADORES
De acordo com cálculos do Dieese, a proposta de 85% do INPC resultaria em uma perda de 0,57% na remuneração dos bancários, considerando uma inflação projetada de 3,96% para a data-base da categoria. O reajuste proposto de 3,37% colocaria o ajuste bancário entre os piores do ano.
As perdas não param por aí. Os bancos também querem impor retrocessos em relação a outras conquistas históricas da categoria bancária. “Não podemos e não iremos aceitar. Nosso Sindicato de Maringá, presente em todas as rodadas, continuará firme, ao lado das demais entidades sindicais, lutando por avanços e pelo justo reconhecimento do trabalho, do empenho e da dedicação de cada trabalhador bancário”, acrescenta o presidente Claudecir de Souza.
A negociação continua, com próximo rodada agenda para o dia 27 de agosto.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top