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Campanha Salarial 2024: Mesa de negociação CONTEC/CAIXA debate jornada de trabalho e teletrabalho

 

 

Antes das tratativas especificas dos temas da rodada, algumas solicitações foram colocadas na mesa para os representantes Caixa. A Coordenação manifestou quanto a necessidade de melhoria nos horários das mesas de negociação, de forma a não prejudicar as discussões tão importantes nesta etapa.

Sobre a PLR Social paga a menor em 2020, o dirigente Carlos Rodrigues, vice-presidente do nosso Sindicato de Maringá e representando a FEEB/PR, solicitou que houvesse o pagamento para todos os empregados considerando as decisões recentes de forma a solucionar este impasse junto às entidades e empregados.

Willian Louzada, coordenador da comissão Contec registrou repúdio da mesa Contec diante das denúncias publicadas na imprensa onde gestores foram exonerados por cumprir sua função de zelar pelos recursos da Caixa. “É inadmissível que profissionais sejam perseguidos por cumprir sua função. Um dos nossos maiores ativos e também nos orgulham muito é a seriedade com que os profissionais da empresa tratam a integridade dos recursos públicos” disse Willian Louzada.

A Caixa se dispôs a apresentar informações importantes sobre jornada e teletrabalho, de forma a oferecer uma ampla abordagem sobre o tema em discussão para uma melhor interação nas tratativas com as entidades representativas dos empregados Caixa/Contec.

O tema merece atenção à medida que a jornada dos empregados, bem como o modelo que vem sendo implementado no setor bancário exige acompanhamento e controle, visando a proteção dos empregados.

Cobramos da Caixa uma posição sobre o pleito da jornada de 4 dias semanais. Este ponto, segundo a Caixa, deverá passar pela mesa Fenaban, por se tratar de uma situação a qual todos devem ser interlocutores dentro do sistema bancário, não podendo ser tratado de forma isolado.

Segundo a empresa Caixa, atualmente há estudos e previsões da necessidade de retorno, ainda que em percentual pequeno ao presencial e para alguns casos o modelo híbrido, seguindo também dados de outros bancos e setores da sociedade. Trata-se no entanto de uma adaptação ao que começou por necessidade urgente na pandemia e posteriormente foi se tornando uma necessidade.

As cláusulas apresentadas visam assegurar melhores de condições no trabalho remoto, com as adequações necessárias ao bom desempenho das atividades, bem como o pagamento da ajuda de custo para todos, independente do período trabalho, considerando os custos necessários para que a qualquer tempo e hora estejam disponíveis no ambiente/domicilio remoto.

Segundo a Caixa outra forma que vem se tornando possível é o trabalho virtual, realizado em outra unidade, diferente da de lotação do empregado, em casos facilitação do deslocamento do empregado, motivos de saúde, etc.

Os representantes dos empregados Caixa/Contec questionaram a Caixa sobre o atendimento ao trabalho remoto para pais de PCDs e TEAs, e também para àqueles que ocupam a função de caixa e passam por esta situação. A Caixa informou a dificuldade do remoto para o Caixa, mas avaliará propostas apresentadas na mesa. Ressaltou também que o tema não fará mais parte da mesa de negociações permanentes pela impossibilidade de acordo, e que será tratado nesta campanha salarial em data específica, onde trará sua proposta para avaliação das entidades.

Outra insatisfação da categoria diz respeito a forma como cada gestor atua para a permissão da realização do trabalho remoto/teletrabalho, não havendo uma sistemática clara e objetiva, onde cada setor caixa e seus gestores deliberam de formas diferentes, podendo para uns em detrimento de outros nas mesmas situações.

Segundo a representação da empresa em mesa, foi informado que recentemente foi editada nova norma sobre o trabalho remoto e que dará ampla publicidade.

Foi cobrado à Caixa o atendimento aos pedidos de transferências cujas inscrições foram feitas no MOVIMENTA e os empregados tem manifestado dificuldades e uma certa paralisia no atendimento aos pedidos. O que segundo a Caixa haverá por ora a necessidade de aguardar aos desligamentos devidos ao PDV, para estudo das vagas deixadas, seja cargos ou funções. Também foi registrado pela Caixa que existe um novo MOVIMENTA para os interessados em trabalhar nas agências virtuais que vem sendo inauguradas, onde este segmento contará muito também com o trabalho remoto, podendo atender a demanda de muitos.

Preocupados com a situação da possibilidade de déficit de pessoal nas agências, em virtude dos desligamentos pelo PDV e ainda considerando que as vagas disponíveis no edital do concurso não coincidirão com as vagas deixadas nos desligamentos, onde algumas unidades terão quadro de pessoal aquém do necessário, a representação dos empregados pediu com urgência um novo concurso público para suprir estas lacunas.

Ainda sobre os desligamentos, foi solicitado que a Caixa avalie atender ao quantitativo de pessoal inscrito no PDV e aproveite para lançar novo edital de concurso.

Segundo a representação da empresa, está situação será avaliada no âmbito da direção da empresa e merecerá a atenção necessária.

Participantes: Willian, Marcelo, Carlos Rodrigues, Carlos Castro, Mizak, Jair, Joaquim, Pepô, João Ricardo e Renan Knoll.

 

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