Skip to content

APÓS LUTA DO MOVIMENTO SINDICAL, CAIXA ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE 800 APROVADOS EM CONCURSO

 

 

Finalmente, a Caixa Econômica Federal anunciou a contratação de 800 aprovados em concurso de 2014.

Trata-se de uma importante vitória do Sindicato, após anos de intensa luta.

 

LONGA LUTA

A luta do Sindicato por mais contratações na Caixa é antiga. Tanto que o concurso foi realizado para ampliar o quadro após intensa pressão do movimento sindical.

E, após a realização do concurso, essa luta continuou. Em 2015 e em 2017, por exemplo, o Sindicato realizou ato em frente ao banco, e intensificou a campanha “Mais bancários, menos filas”, com abaixo-assinado por mais contratações.

Além desses movimentos e intensa cobrança nas negociações com o banco, esse assunto foi pauta de denúncia feita pelo Sindicato ao Ministério Público do Trabalho e outros órgãos.

“As admissões estão sendo feitas do concurso de 2014 porque os Sindicatos entraram com ação para que a Caixa não  fizesse outro concurso, tendo o de 2014 muitos aprovados e que não tinham sido chamados. Portanto,  sem a ação do  Sindicato,  a Caixa estaria fazendo novos concursos”, aponta o vice-presidente do Sindicato, Carlos Rodrigues, negociador nacional, representando a Confederação Nacional (Contec) na mesa de negociação com a Caixa.

 

MAIS BANCÁRIOS

A luta por mais contratações visa, principalmente, evitar a sobrecarga de trabalho, que vem aumentando ao longo do tempo.

Em 2014, quando o concurso foi realizado, a Caixa contava com 101.484 empregados. Considerando os números do balanço do primeiro trimestre de 2023, o banco possui 86.741 empregados, 14.743 postos de trabalho a menos.

Vale lembrar que, além da queda no número de trabalhadores, houve aumento de aproximadamente 5 milhões de novos clientes no período, elevando, desta forma, o número de clientes a serem atendidos para 1.744 por empregado.

Mesmo com o chamamento do concurso, a luta vai continuar!

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top