Skip to content

Temas da campanha salarial 2024: metas abusivas e o adoecimento do bancário

 

“Bater as metas”, “bater as metas impossíveis e não receber variável corretamente”, “metas crescentes”, “a continuação de metas e métodos abusivos”, “cumprir as tarefas com pontualidade” e “assédio moral institucional”.

Essas foram as principais preocupações dos bancários citadas em pesquisa realizada pelo Sindicato em nossa  base, ao responder à pergunta: “Qual sua maior preocupação/desafio em relação ao trabalho bancário atualmente?”

 

BANCÁRIOS ADOECENDO

Novamente, o tema metas e assédio estará na pauta de negociação desta campanha salarial devido seu impacto negativo na vida dos trabalhadores. Conforme pesquisa realizada neste ano, cerca de 80% dos trabalhadores do ramo financeiro declaram ter tido pelo menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. Deles, quase metade está em acompanhamento psiquiátrico. O principal motivo declarado para buscar tratamento médico foi o trabalho.

Entre os que estão em acompanhamento psiquiátrico, 91,5% estão utilizando medicações prescritas pelo psiquiatra, um percentual que cai para 64,4% entre os que estão em outros tipos de acompanhamentos médicos. O levantamento foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Brasília.

Portanto, nesta campanha salarial, entendemos ser necessário colocar esse tema novamente na mesa com a Fenaban e também nas rodadas específicas banco a banco.

E você, que ainda não participou do nosso levantamento, pode acessar nosso site bancarios.org.br e emitir a sua opinião, que é sempre bem-vinda e fundamental no momento de construção da nossa pauta de reivindicações.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top