Skip to content

Sindicato percorre agências para verificar temperatura; nesta terça, no prédio do BB, passava de 30 graus

 

Os bancos devem garantir condições adequadas de trabalho aos bancários. Esse é um direito básico garantido pela CLT e por nossa Convenção Coletiva de Trabalho. E isso, obviamente, inclui a manutenção da temperatura dos ambientes nas especificações da NR17, do Ministério do Trabalho.

Por isso, com a elevação da temperatura, diretores do Sindicato estão intensificando as visitas às agências para realização de medição. E, constatando o problema, há cobrança imediata de solução.

Além disso, o Sindicato vem alertando os bancos, inclusive nas reuniões banco a banco e em ofícios encaminhados às instituições, para a manutenção preventiva dos sistemas de refrigeração. Vale lembrar que em muitos prédios o sistema é antigo, não conseguindo atender à demanda de forma adequada.

ALTA TEMPERATURA NO BB

Nesta terça-feira, 26/09, por exemplo, os diretores Odilon Carlos de Oliveira e Vanderlan Polsaque estiveram em agências do Banco do Brasil. Na Agência Empresa Cidade Canção, constataram temperaturas entre 24,8 a 26,5 graus Celsius.

Já no prédio do BB do centro, a situação era grave. No 12º andar a temperatura passava de 29 graus por volta das 15 horas. O mesmo se confirmando no 11º andar. Em outro espaço do mesmo andar, passou de 30 graus.

No mesmo prédio, em outro ambiente, no entanto, a temperatura oscilou em 24º e 25º, local onde foram disponibilizadas estações de trabalho.

Gestores ouvidos pelo Sindicato afirmaram que haviam disponibilizado esses espaços de trabalho para os funcionários, como também aberta a possibilidade de acomodação em outras agências até que o problema fosse solucionado.

No entanto, o Sindicato lembra que esta é somente uma medida paliativa e que cabe ao banco resolver, o mais breve possível, o problema. Inclusive, o Sindicato sugere o aluguel de aparelhos para climatizar o ambiente de trabalho até a solução definitiva dos aparelhos de ar condicionado. Os diretores acompanharão a situação de perto.

 

CAIXA

Recentemente, a Caixa Econômica também foi acionada devido problema no ar condicionado da agência da Avenida Morangueira. Dentro da unidade, o diretor Luiz Pereira registrou temperatura superior a 32 graus Celsius.

 

FECHAMENTO DE AGÊNCIA

Lembramos que o Sindicato vem realizando visitas nas agências para verificar a temperatura, no entanto, alertamos que os próprios bancários devem acionar imediatamente o Sindicato (3227-2955) ao constatar a situação.

Em se verificando o problema no local, o Sindicato cobra a solução e faz o acompanhamento até sua resolução. Já houve situações em que foi necessário o fechamento da agência até a troca dos aparelhos de ar condicionado.

 

CONFIRA O DIZ A NR17

Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais, como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos, deve ficar entre 20 e 23 graus Celsius, com umidade relativa inferior a 40%.

ESTAMOS DE OLHO!!!

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top