Skip to content

Em reunião com GT, Caixa diz que mudança do RH 184 beneficia empregados

 

A Comissão pediu esclarecimentos e banco disse que intenção era apenas acabar com insegurança psicológica dos empregados que temiam a perda do comissionamento durante licença médica; banco aceitou mudar redação do normativo para deixar decisão mais clara

 

Em reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre condições de trabalho na Caixa, realizada na sexta-feira (16/06), representada pelos coordenadores Fabiana Uehara, pela Contraf, e  Marcelo Pizzo, pela Contec, destacaram a importância das mesas de negociações permanentes com o banco e especificamente do GT para avançar na construção de um ambiente salubre de trabalho.  Foi cobrado do banco um calendário de negociações mais amplas, para além das que ocorrem nos GTs mês a mês.

 

A representação dos empregados pediu esclarecimentos a Caixa sobre as alterações ocorridas do normativo RH 184, que trata sobre o exercício de função gratificada/cargo em comissão, considerando a grande preocupação que os empregados têm em relação a este tema, o que gerou um desconforto sobre o assunto.

 

“Nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é bem claro com relação às medidas do banco que afetem as empregadas e empregados: Antes de serem efetivadas, elas precisam passar pela mesa de negociações”, observou. “O banco não colocou o tema em discussão. Fez as mudanças e, depois que viu a reação dos trabalhadores, soltou um comunicado dizendo que a intenção da Caixa é não descomissionar quem estiver em tratamento de saúde, mesmo após os 180 dias. Isso não está claro na nova redação do normativo. E essa falta de clareza, somada à falta de comunicação prévia às representações sindicais, gerou instabilidade desnecessária entre os trabalhadores. Tudo isso poderia ter sido evitado.”

 

O banco aceitou rever a redação para dar mais clareza às mudanças realizadas no normativo.

 

Sem respostas

O debate sobre o imbróglio envolvendo as mudanças realizadas no RH 184 tomou grande parte do tempo de reunião. O banco apresentou projetos de ações em relação à diversidade e afirmou que os PCDs têm prioridade para as vagas de trabalho em home office, apresentou uma “Carta Compromisso”, assinada por toda a alta direção do banco, pela “Prevenção e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação”, mas não trouxe respostas para pendências de reuniões anteriores, como sobre a quantidade de unidades da Caixa com PCDs lotadas e quais funções são ocupadas por este grupamento.

 

Cobramos do banco um estudo sobre o tratamento dado ao PCD no tocante a sua lotação, considerando a necessidade de muitos deles estarem próximo à família, dentre outros pontos motivadores, visando o seu bem estar.

 

“Os projetos apresentados pela Caixa são importantes, mas as PCDs querem saber se podem ter a expectativa de ascensão de carreira dentro do banco. O respeito à diversidade não pode ser só no papel, precisa ser efetiva.”

 

Também foi cobrada prioridade aos empregados com deficiência e aos empregados com filho, ou criança sob guarda judicial de até seis anos, para o teletrabalho, conforme preconiza o art. 75, F da CLT. Ainda com relação às PCDs, os trabalhadores cobram que a Caixa cumpra a lei e garanta jornada reduzida para mães e pais que têm filhos PCDs. “O Banco do Brasil já cumpre isso, o BRB também. É importante que a Caixa também cumpra!”, observou.

 

Outra pendência que ficou sem reposta é com relação à quantidade e localidade de empregados afastados para tratamento de saúde e os respectivos códigos de Classificação Internacional de Doença (CIDs).

 

“Não queremos saber das identidades das pessoas, nem de casos específicos. Queremos saber o que afeta os empregados para tentarmos, juntos com o banco, encontrar soluções para que os empregados parem de adoecer”, disse a coordenadora da CEE.

 

Outros pontos                                                    .

Quanto ao  Programa de Qualidade de Vendas (PQV), que continua penalizando os empregados, que são assediados e pressionados a cumprir metas abusivas. Questionamos a forma como será implementada, a qual acaba promovendo a individualização, caracterizando concorrências desnecessárias, visto ser nossa intenção uma metodologia mais humanizada e conjunta.  Para o coordenador Contec Marcelo Pizzo, a pontuação acima dos 100% deveria aproveitada nos ´meses seguintes, que porventura venham a ficar abaixo deste índice, considerando o cenário atual e o atingimento dos 100%, um objetivo considerável.   Antes de penalizar os empregados é necessário atuar em cima do que gera essas vendas sem qualidade.

 

A representação dos trabalhadores também reforçou o pedido de exclusão do programa “Fique bem” do Conquiste. Para a coordenadora da CEE, “do jeito que foi colocado, além do programa ter o seu objetivo desvirtuado, é mais uma meta a ser batida.”

 

Também foi solicitado o retorno dos fóruns regionais de condições de trabalho, para que a representação sindical e o banco, pontualmente, debatam e encontrem soluções sobre estrutura física, tecnológica, de pessoas, jornada, entre outros pontos que afetam o dia a dia de trabalho nas unidades do banco.

 

“Para além de tudo isso que pontuamos, não dá para falar de condições de trabalho sem termos sistemas estáveis. Os problemas de sistema acabam gerando retrabalho. Precisamos de sistemas que funcionem. Isso precisa ser debatido e resolvido”, completou Fabiana.

 

No próximo dia 20 estaremos novamente reunidos com a Caixa através do GT para discutirmos outros assuntos da categoria.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top